Publicidade Banner Topo Principal Dicas
vinhos e espumantes casamento gay

Diferentes vinhos ou só espumante?

Celebrar a união de um casal com uma linda festa de casamento é inesquecível. E quando falamos em celebração, nada mais sofisticado e tradicional do que um brinde, não é? Muitos casais ficam em dúvida sobre o que servir na hora do brinde, se é possível inovar, e também quais são os protocolos para a escolha de vinhos e espumante.

RECEBA as dicas no seu WhatsApp!

O que você sempre deve ter em mente é que o casamento, acima de tudo, precisa agradar @s noiv@s – inclusive as bebidas que serão servidas. Portanto, nada melhor do que o casal fazer as escolhas que mais lhe agradam e assim dar personalidade ao seu grande dia.

É claro que muitos gostam de seguir os protocolos e, por ser um evento importante na vida do casal, acabam ficando perdidos entre as opções e o que é mais indicado ser feito em uma festa de casamento.

Mas não se preocupe! A seguir, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o que servir na hora do brinde, se vale misturar vinho com espumante na festa e até mesmo como calcular as quantidades de cada um.

Qual escolher: vinho ou espumante para o casamento?

Se teremos espumante na festa, principalmente por conta do brinde, devemos evitar servir vinhos durante a festa? Na verdade não! Nada impede que vocês sirvam as duas bebidas no casamento, tendo em vista que serão consumidas em momentos diferentes da celebração.

Mas, caso o casal prefira regar a festa à espumante, talvez não exista a necessidade de servir vinhos também. Por isso, é muito importante entender qual será a proposta e o estilo da festa de casamento para fazer a escolha que mais combina.

Se vocês optarem por servir outras bebidas no casamento, dependendo da quantidade de opções, é possível incluir alguma opção de vinho – principalmente se a ideia é fazer uma hormonização com o cardápio – deixando então o espumante apenas para o brinde, e os coquetéis e outras bebidas quentes para o desenrolar da festa.

O que considerar

Caso ainda haja dúvida sobre servir vinho ou espumante, ou optar pelas duas opções, vale considerar os seguintes pontos: clima, horário, cardápio e estilo da cerimônia.

Uma cerimônia durante um dia de calor, pede bebidas mais leves e geladas, ou seja: evite vinhos tintos e considere escolher um rosé e uma espumante mais refrescante, por exemplo. Já em uma festa de casamento em locais climatizados e um clima mais friozinho, um vinho tinto mais encorpado cai muito bem.

De qualquer maneira, é muito válido pensar no costume dos convidados em consumir vinho. Para que seja algo mais democrático e agrade o paladar da maioria, vale escolher espumantes com um leve adocicado e vinhos mais frescos.

O horário também é um questão a se considerar, não somente em relação ao vinho e espumante, mas também na escolha do cardápio de bebidas como um todo. Se o casamento for acontecer de manhã, talvez o vinho não seja necessário, bem como um cardápio extenso de bebidas, justamente pelo horário não ser propício.

Para um jantar ou almoço com harmonização de vinhos, as escolhas deverão ser mais meticulosas e, neste caso, a variedade será maior dependendo do que será servido no menu.

Além dos pontos mencionados acima, o estilo da cerimônia é o que mais irá ditar a escolha das bebidas do casamento. Qual o estilo da festa? Um brunch, um coquetel…? Cada estilo de festa pede certos tipos de bebidas. Analise o cardápio, o que a maioria dos convidados consome e lembre-se de que as regras são vocês que ditam!

O brinde precisa ser somente com espumante?

O tradicional brinde de casamento é feito com espumante – e isso não é segredo para ninguém! Mas quem disse que não é permitido inovar? Existem diversos casais que optam por bebidas ou coquetéis que são a sua cara – o que dá ainda mais personalidade à celebração!

E, como estamos falando sobre vinhos e espumantes, por que não brindar com um vinho branco ou rosé? Se é uma bebida que o casal tem mais familiaridade e será servida no casamento, por que não aproveitar? Façam do brinde um momento único pra vocês!

Sugestão de harmonização de vinho e espumante

Para cada tipo de prato, existe um vinho que melhor se harmoniza. Mas, de maneira geral, você pode considerar os seguintes protocolos:

  • Canapés e saladas: espumante Brut ou um vinho Sauvignon Blanc.
  • Massas com molho branco, pratos com queijo, peixes e aves: vinho branco/chardonnay.
  • Massas com molho vermelho, carnes, cordeiro, porco: vinhos tintos como Pinot Noir e Sangiovese.
  • Massas com molhos pesados, funghi e carne vermelha: vinhos tintos como Merlot e Malbec.
  • Sobremesas: Moscatel ou vinho do Porto.

Optar por várias bebidas diferentes ou poucas opções?

O espumante não precisa estar presente somente no momento do brinde. Muitos casais optam por serví-lo durante toda a festa, caso combine com o estilo e a elegância do casamento. Sendo assim, a escolha do restante do cardápio de bebidas devem estar de acordo para que acabe não tendo opções demais e desperdiçando dinheiro.

Em casos em que serão servidas bebidas sofisticadas como espumante e vinhos durante toda a festa, o menos é mais! Escolha variações que não destoam muito e mantenham a proposta do evento.

Caso vocês queiram servir várias opções para os convidados, uma dica é ter os momentos certos para cada e assim evitar que a mistura seja muito grande e os convidados fiquem alterados antes do tempo. O espumante pode ser reservado apenas para o brinde, os vinhos no momento do jantar, e bebidas como coquetéis, chopp e whisky para o desenrolar do evento.

O ideal é sempre ter em mente aquilo que os convidados preferem consumir e apostar em quantidades maiores desses produtos. Assim vocês evitam comprar bebidas demais e acabar finalizando antes do tempo aquilo que os convidados estão bebendo mais.

Calculando a quantidade de vinho e espumante para casamento

Considerando que o espumante será somente para o brinde, uma garrafa servirá tranquilamente de 8 a 10 pessoas, uma vez que não se enche a taça até a boca. Mas caso a festa seja regada à espumante do início ao fim, o cálculo deve ser de uma garrafa para cada 4 pessoas.

Para os vinhos, quando estes forem a bebida principal do cardápio da festa, calcule uma garrafa para cada 4 pessoas. Já para refeições em que ele não é o protagonista, considere uma garrafa para cada 6 e 8 pessoas.

Vinhos e espumantes podem ir muito bem juntos em uma festa, desde que o cardápio de bebidas como um todo seja bem equilibrado e exista uma finalidade para a presença de cada um. Colocar muitas opções só para garantir pode não ser o ideal, já que pode acabar desperdiçando produtos e dinheiro.

Lembre-se de sempre optar por aquilo que mais agrada o casal e o que mais combina com a proposta do casamento. Assim, não ficará difícil de decidir quais serão as preferências para o grande dia.

Publicidade Banner Final Página Dicas

Faça Download do E-Book

24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.

Box de configurações de cookies