Publicidade Banner Topo Principal Dicas
casamento econômico gay

Como fazer um casamento simples, barato e maravilhoso

Engana-se quem pensa que “barato” tem que, necessariamente, ser sinônimo de algo mal feito ou de gosto duvidoso. Quer um casamento sofisticado e cheio de personalidade, mas sem arrumar dívidas pelo resto da vida? Pois saiba que as despesas não precisam ser ‘até que a morte nos separe’. Também não é por que um casamento é simples e econômico que ele precisa ser ! Tudo é questão de escolhas.

RECEBA as dicas no seu WhatsApp!

Muitas vezes, detalhes mínimos fazem toda a diferença no orçamento. Roupas d@s noiv@s, local da cerimônia e da recepção, decoração, lembrancinhas, lista de convidados, convites… Ou seja: um checklist imenso de itens para definir.

Quando falamos em economizar no casamento, isto significa que devemos fazer escolhas e saber separar aquilo que é realmente importante do que, talvez, passe despercebido pelos convidados.

Para dar aquela ajuda no orçamento (sem abrir mão da qualidade), o Sim Colorido bateu um papo com a Verena Costa, responsável pela assessoria e cerimonial do Espaço Ses Salines, em Curitiba (PR). Ela compartilhou algumas dicas de ouro para quem, mesmo com um investimento mais enxuto, deseja lacrar na cerimônia e na festa!

organizar casamento gay

  1. Planeje bem a quantidade de convidados

Não poderíamos deixar de começar pela lista de convidados, um dos pontos que mais preocupam @s noiv@s e que, de quebra, impacta diversos aspectos da festa, como o tamanho do espaço da cerimônia e recepção, quantidade de comes e bebes, lembrancinhas e tantos outros detalhes. Por isso, fazer uma boa análise é fundamental.

Se o orçamento disponível para o casamento não é muito alto, uma lista mais enxuta é o caminho mais indicado. Se vocês economizarem no buffet de 10 convidados extras, por exemplo, será possível investir este dinheiro num outro item de preferência do casal.

Além disso, a quantidade de convidados do casamento impactará muito no estilo de cerimônia. Será algo mais intimista ou uma megaprodução à la Madonna? Se for a primeira opção, a dica de selecionar apenas os ‘mais chegados’ faz todo o sentido.

  1. A escolha do local faz (toda) a diferença

A seleção do local para o casamento é outro grande diferencial. Uma opção que ofereça mais itens pode render uma economia razoável com custos de transporte, decoração, aluguel de móveis e organização no dia do evento.

Muitos espaços comportam, facilmente, de 50 a 200 convidados. E o melhor: eles já incluem o salão e a área da cerimônia, tudo no mesmo lugar! Além disso, vários também disponibilizam a mobília para decorar a festa, como bancos, cadeiras, cristaleiras e mesa de doces.

Ainda, o salão do casamento pode oferecer serviços de buffet e cerimonialista próprios, reduzindo custos por contar com um pacote que engloba vários itens. Ou seja: uma ajuda babadeira para o bolso!

Outro ponto bem importante, na hora de definir o local da festa de casamento, é analisar se o espaço já é charmoso por si só. Se for, o investimento em flores e decoração pode ser menor, uma vez que o ambiente, sozinho, é atraente o bastante.

Para casamentos ao ar livre, um local rodeado de uma vegetação bonita e que já ofereça um espaço próprio para a cerimônia economizaria custos com aluguel de bancos e estrutura do arco de flores para o altar, por exemplo.

Ou, se um casamento rústico foi a opção escolhida, contratar um salão que conte com o mesmo estilo irá poupar um precio$o tempo, na busca por móveis que reflitam a temática.

  1. Opte por horários e dias alternativos para casar

Escolher a data da celebração é um desafio. Porém, quando o orçamento do casamento está em jogo, alguns filtros podem ajudar a chegar à melhor escolha. Para se ter uma ideia, os casamentos celebrados aos sábados têm custos (bem) mais elevados. Simplesmente, por ser o dia da semana mais procurado pel@s noiv@s.

A dica, então, é evitar os dias e horários mais populares. Você irá se surpreender com a diferença de preços! Casamentos de segunda a quinta-feira são muito mais baratos. Contudo, se a opção for algo mais perto do fim de semana, a sexta-feira pode ser uma boa alternativa de ‘meio termo’.

Os períodos da tarde ou do almoço também barateiam a cerimônia. Idem para casamentos que começam a partir das 16h e vão até a meia-noite. Quanto mais cedo, menos gastos com comes e bebes, pois o horário não propicia bebidas fortes e comidas pesadas. 

Se o casal optar por um casamento de manhã, o custo com bebidas destiladas tende a ser igualmente menor. De quebra, são limados os gastos extras com lanches da madrugada, assim como não se torna mais necessário um DJ para tocar a noite toda… E por aí vai.

A época do ano também impacta nas cifras. Casar no inverno pode reduzir o custo com bebidas geladas – entre elas, a famosa e cobiçada cervejinha -, além de propiciar preços mais em conta, junto aos fornecedores. Mesmo assim, não deixa de ser um charme!

  1. Lembrancinhas personalizadas: uma ótima forma de economizar

Mostrar a personalidade do casal tem muito a ver com a decoração do casamento, concorda? Se @s noiv@s são super romântic@s e amam fazer atividades relaxantes junt@s, por que não reservar um momento para curtir a sós, no fim de semana, e ainda colocar a mão na massa, para criar itens personalizados para o casamento?

Por mais simples que possa parecer, lembrancinhas e decoração DIY (Do It Yourself – ou “faça você mesmo”, no português) podem fazer uma grande diferença. Tudo isso sem abrir mão da sofisticação, da elegância ou de qualquer viés que se pretenda trabalhar.

Num casamento rústico, por que não utilizar garrafas de vidro recicláveis como vasinhos de decoração para as mesas? Está super em alta e tem tudo a ver com o tema da festa! Ou quem sabe comprar os materiais para embrulhar o tradicional bem-casado e personalizá-lo do jeitinho de vocês? É claro que tudo vai depender do estilo da festa, mas, com certeza, existirá uma forma de deixar os detalhes com o toque do casal e, ainda, reduzir os custos do casamento.

  1. Menos papelaria, mais modernidade

Um dos itens que pode virar a Nazaré do seu orçamento de casamento é a papelaria. Convites, embalagens personalizadas para lembrancinhas, itens de higiene nos banheiros… Enfim, a lista de possibilidades é extensa.

Por que não ousar e ser diferente, na hora de entregar o convite de casamento? Aqui, uma ótima opção é o convite digital! Os custos serão baixíssimos e, com certeza, será algo que muito gente nunca viu. Entretanto, caso o convite seja um item especial de recordação, imprima apenas para os pais d@s noiv@s, padrinhos e madrinhas. Para o restante dos convidados, a versão eletrônica ainda é uma excelente alternativa.

Com relação às embalagens personalizadas, avalie se realmente são itens necessários e que farão a diferença. Será que não é mais interessante investir essa verba em algo que os convidados realmente verão ou que terão mais impacto na cerimônia?

  1. Qual a duração do evento?

Alguns sonham com um casamento em que os convidados dancem a noite toda e só vão embora de manhã. Outros já esperam uma festa mais tranquila, com recepção e sem aquela festa bapho. O perfil do casal – bem como o dia da semana escolhido e tantos outros pontos que mencionamos neste post – ajudarão a definir uma média razoável para a duração do evento.

Por isso, deixamos este ponto para o final. Assim, muitos dos itens já foram analisados e você pode começar a formar uma ideia mais concreta. Contudo, uma vez que estamos falando em economizar no casamento, é fundamental dar atenção especial a este detalhe.

Eventos mais longos exigem maiores gastos, por conta dos insumos a serem oferecidos aos convidados. E não é nenhum segredo que o consumo, na festa de casamento, é algo que impacta – significativamente – em todo o custo.

Se a cerimônia acontecer no final da tarde, consequentemente, serão servidos jantar, doces e o famoso ‘lanche da madrugada’ para quem está curtindo a pista de dança. Isto também significa mais tempo oferecendo bebidas aos convidados, pagando aluguel do espaço, gerador, segurança e todos os demais afins.

Cada um dos pontos que selecionamos está intimamente relacionado com o outro. Suas decisões, então, deverão ser analisadas com bastante cautela, para que nada fuja do controle. Mais uma vez, fica a dica: não existem truques para fazer um casamento barato. Existem planejamento e pesquisa. Bom sim-colorido para vocês!

Publicidade Banner Final Página Dicas

Faça Download do E-Book

24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.

Box de configurações de cookies